HISTÓRIA DA PINTURA EM TELA

A pintura em tela é tão antiga quanto as obras mais famosas que conhecemos hoje. Todavia, é muito difícil afirmar a data em que surgiu a primeira tela, mas fato é que ela se popularizou em Itália no século XV.

Os materiais usados para pintar  são praticamente os mesmos desde o passado. Nesse sentido, tinta, tela e pincéis ainda usam as mesmas características básica, mas com os benefícios da tecnologia moderna, que agregam qualidade e variedade.

Artemisia Gentileschi

Artemisia Gentileschi  –  pintora renascentista

OS GRANDES MESTRES DA PINTURA EM TELA

Antes de tudo, quando se fala em pintura em tela, muitas pessoas se lembram logo dos nomes dos grandes mestres do renascimento. Assim sendo, Leonardo Da Vinci, Donatello, Rafael Sanzio, Botticelli, Ticiano e Caravaggio são alguns dos nomes memoráveis daquele período. Porém, em cada fase da história vários artistas brilharam com seus estilos inconfundíveis. Além disso, fica ao critério de cada pessoa escolher seu estilo e artista preferido.

Monalisa

Monalisa de Leonardo Da Vinci

OS PERÍODOS HISTÓRICOS DA PINTURA EM TELA

Os períodos históricos da pintura em tela, foram criados para diferenciar estilos artísticos que rompiam com estéticas pregressas e para selecionar os pintores que se destacaram em cada época. Na wikipédia, existe uma descrição dos períodos históricos muito bem feita, que serve para perceber como a pintura se desenrolou durante os períodos.

Antes de mais nada, são imensos períodos, mas podemos citar o renascimento, maneirismo, barroco, rococó e romantismo. Então, cada estilo acaba por diferenciar o gosto das pessoas pela pintura em tela, pois eles trazem características muito peculiares, que fazem ou não os espectadores se identificarem com o estilo da obra.

Cabe ressaltar, que os períodos não seguem uma ordem cronológica exata. Na verdade, muitos estilos de pintura ocorreram simultaneamente. Dessa forma, um estilo não acaba para nascer outro, pois são eternos e atemporais. Acima de tudo, a divisão serve apenas para referenciar quando um estilo ganhou força e “saiu da moda”, se é que podemos dizer isso.

AO GOSTO DE CADA ESPECTADOR

Finalmente, o que torna a pintura em tela fascinante é que ela consegue despertar a atenção dos espectadores. Admiradores ou não de obras de arte, toda gente acaba por encontrar uma tela que despertar seu senso crítico.

Por último, o mais importante é saber que o artista ao criar uma obra, ali colocou sua alma e inspiração, cabendo a nós contemplarmos e tentar reconhecer o espírito criativo por trás dos traços. Em nosso site vocês podem assistir vídeos com dicas e a história da pintura.

O Grito

O grito – Obra de Edvard Munch