A diferença entre período e técnicas

Muitas pessoas confundem períodos artísticos com as técnicas utilizadas pelos pintores. Mas são coisas bem distintas! Neste texto vamos esclarecer essa dúvida e discorrer sobre alguns períodos importantes da história da arte, além de citar técnicas de pintura muito usadas por artistas famosos

Os períodos históricos da arte, ocorreram em determinadas épocas que evidenciavam estilos usados por artista naqueles anos. Estes estilos não marcavam apenas as pinturas, mas também produções de outras áreas artísticas como escultura, arquitetura e teatro por exemplo.

Período artístico e sua cronologia

As fontes de história da arte, costumam determinar os períodos em que os movimentos artísticos aconteceram e muitas vezes citando os anos em que eles foram evidentes. Mas a datação não é uma ciência exata!

Muitas vezes a referência de um período utiliza expressão “por volta de”, pois devido às fontes de pesquisa, não se pode apontar exatamente quando um período começou. Apesar de existir uma cronologia para fins de estudo, uma época não se extinguiu para iniciar outra, até por que os movimentos muitas vezes ocorriam em períodos simultâneos.

O período do Renascimento não acabou para iniciar o Barroco, por exemplo.

Obra do período Barroco

Obra do período Barroco

Os períodos artísticos apresentam características muito próprias de suas obras. A pintura gótica, por exemplo, buscava retratar os seres com realismo e tratavam de temas religiosos. No Neoclassicismo, a utilização de cores frias e valorização da perspetiva, foram recursos muito utilizados na pintura. Assim, cada época teve suas características e deixaram suas marcas na história da arte.

   Técnica de pintura

As técnicas de pintura, são recursos que os artistas utilizam para produzir suas obras, criando efeitos específicos em cada quadro. A utilização da espátula é uma técnica utilizada para criar pinturas com relevo, dando uma ideia de textura na tela. Grandes mestres já lançaram mão dessa técnica em suas obras.

O bielorrusso modernista Leonid Afremov, é um exemplo recente de utilização de espátula em belíssimas obras. Já o americano Jackson Pollock, do movimento expressionista abstrato, notabilizou uma técnica chamada de gotejamento, em que fazia com que as gotas de tinta marcassem a tela de pintura e assim criava a sua obra.

Como visto acima, seria errado dizer “ela pinta com uma técnica barroca”, já que o Barroco foi um perído. Seria melhor dize “ela pinta em um estilo barroco e utiliza a técnica espatulada”.

Espátula

Espátula – uma técnica específica

Como conclusão, a história da arte apresentou estilos e técnicas que criaram obras únicas. Grandes mestres criaram ou aperfeiçoaram técnicas que contribuíram muito para o desenvolvimento dos períodos artísticos.