Há muito tempo
Antes mesmo de se falar em benefícios da pintura, é preciso entender que a pintura já existe desde a pré-história. Os primeiros registos de representações através da pintura, apareceram nas paredes de cavernas em que os homens da pré-história viviam. Bem mais a frente, no Século XIV, com o movimento renascentista, surgiram as primeiras telas, que mudaram a relação do homem com a pintura.
Já na formação das primeiras escolas de pintura, percebeu-se que muitos aspetos comportamentais dos alunos modificavam com o passar do tempo. A melhora da concentração e o aumento da criatividade, por exemplo, são fatores que rapidamente são aprimorados nos artistas. Além dos benefícios cognitivos, muitas pessoas viram na pintura em tela uma forma de diminuir o estresse da vida urbana, devido a capacidade de abstração da atividade.
A ciência explica os benefícios
Não demorou muito para que especialistas da área do comportamento humano verificassem os benefícios cognitivos que a pintura em tela propiciava. Com o avanço dos estudos comportamentais, muitos psicoterapeutas, psiquiatras e psicólogos passaram a recomendar aulas de pintura para ajudar pessoas a tratar sintomas e doenças relacionadas com a capacidade cognitiva.
Atualmente, utiliza-se a pintura como tratamento alternativo para doenças do cérebro. A revista brasileira ISTO É, publicou em 2018 uma reportagem apresentando o trabalho do artista americano Neil Kirman, que desenvolveu um método de pintura para pessoas portadoras de Alzheimer. O mais notável que sua experiência mostrava, além da melhora da motricidade de seus alunos, havia também uma maior conexão com a realidade. Em suma, o esforço das pessoas em lembrar aspectos de suas vidas para tentar retratar isso nas telas, estimulava o cérebro.
Também é fácil observar que a pintura em tela ajuda as pessoas a melhorar a comunicação, aumentar a autoestima, desenvolver a criatividade, aumentar a concentração e evoluir sua capacidade de observação. Acima de tudo, isso certamente influencia o comportamento dos praticantes da arte.
Uma excelente atividade
Enfim, com tantos benefícios psicomotores, comportamentais e cognitivos, com certeza, pintar não é somente um hobby. O mais importante, é explorar as possibilidades desa atividade que mexe com diversas áreas de nosso cérebro. Com certeza, tudo isso fortalece ligações importantes para nos manter mentalmente saudáveis, ainda mais se for uma atividade constante.
Pintar, acima de tud torna as pessoas ainda mais criativas e felizes! Em nossas publicações e vídeos, pode aprender mais sobre a pintura em tela.