DESDE OS PRIMÓRDIOS

A evolução natural das artes, acontece desde que o homem das cavernas passou a registrar as suas primeiras expressões artísticas. Assim, através dos séculos, houve imensas mudanças na forma como os artistas manifestava as suas criações.

Arte rupestre

A evolução das artes

Constantemente, os artistas buscaram formas de expor as suas habilidades artísticas, para representar a cultura da sociedade em que viviam.

Logicamente, com o passar do tempo, a forma de expressão, técnicas e recursos disponíveis também modificaram, fruto dos avanços tecnológicos e das mudanças sociais.

A EVOLUÇÃO NATURAL DAS ARTES E A SOCIEDADE

Antes de tudo, durante muitos séculos, as representações artísticas serviram como o registo e a representação de uma sociedade. Nesse sentido, os artefatos encontrados por exploradores em todo o globo durante muitos anos, explicaram com era a cultura e a sociedade de um povo em tempos ancestrais.

Normalmente, estes artefatos são obras de artistas da época, que servem como verdadeiras “Pedras de Roseta” e que ajudam perceber como viviam os povos no passado.

Arte renascentista

Arte renascentista

A evolução das artes é muito natural, pois os artistas normalmente criam suas obras baseados na cultura social em que vivem.

Então, com a evolução das sociedades, é normal que as artes acompanhem este movimento, para expressar melhor as mudanças culturais e sociais.

Um bom exemplo dessa evolução foi o surgimento da 10ª e 11ª artes, que versam sobre videogame e a arte digital respectivamente, que existem a menos de 50 anos e já se apresentam como uma tendência.

ROMPER COM O PASSADO

Frequentemente, na História da Arte, podemos observar claramente como os períodos e estilos artísticos surgiram durante os anos.

Apesar de existir uma ordem cronológica dos movimentos artísticos, não quer dizer que um período substitui o outro, afinal, os estilos artísticos são eternos e são replicados por artistas de tempos em tempos.

A evolução natural das artes

Pop Arte

Acima de tudo, a sucessão de estilos artísticos possui uma característica comum, a disrupção. Romper com um status quo existente, é uma ação recorrente dos artistas dentro de suas sociedades.

Isso faz parte da inovação e criação baseadas em movimentos sociais que ocorrem constantemente. A arte está intimamente ligada à sociedade e a evolução, ou revolução, das duas caminham em paralelo.

O FUTURO DAS ARTE

Muitas pessoas do meio artístico torcem o nariz quando se fala em arte envolvendo tecnologia. Contudo, apesar de conter uma componente saudosista, essas reações são muito naturais!

Como visto anteriormente, as artes sempre tiveram uma característica disruptiva através dos tempos e isso continua. A tecnologia está presente em praticamente tudo que cerca a humanidade atualmente e provavelmente envolverá as artes cada vez mais no futuro próximo.

Quando a Pop Arte surgiu, muitos artistas simplesmente desconsideraram este estilo como arte, talvez por não compreender o conceito, ou apenas por não querer aceitar que os artistas evoluíram para uma nova visão das artes diferente da existente.

Arte digital

Arte digital

O mesmo aconteceu no período renascentista, no impressionismo, romantismo e diversos períodos que sucederam os outros durante a história, sacudindo o pensamento artístico da época, criando tendências, estilos que são admirados e seguidos até os dias de hoje.

A arte digital ganha cada vez mais visibilidade, espaço dentro de galerias e aceitação nos meios académicos, o que impulsiona cada vez mais este movimento, que provavelmente será uma tendência nas artes dentro de muito pouco tempo.