O PASSADO REBELDE

O grafite é uma arte urbana que já foi muito marginalizada. Assim como muitos outros movimentos artísticos, o grafite teve suas origens na contracultura de um status quo existente na sociedade europeia, mais especificamente na França, nos fins da década de 1960.

O passado rebelde

O passado rebelde da arte urbana

As mensagens escritas e desenhadas, normalmente com um cunho sociopolítico, alertavam as pessoas para uma realidade diferente àquela apresentava pelos representantes políticos da sociedade.

Posteriormente, com o crescimento desta forma de expressão cultural pelo mundo, pequenas obras passaram a chamar a atenção nas paisagens urbanas.

 

GRAFITEIROS E PICHADORES

Apesar de muitas pessoas igualarem grafiteiros a pichadores, as duas descrições têm conotações totalmente diferentes. O pichador é um indivíduo que tem o interesse exclusivo em deteriorar o património público e privado. deixa as suas marcas indistintas que servem apenas para manchar as paredes das edificações.

Os pichadores são pessoas com baixa autoestima que vêm na pichação a oportunidade de mostrar algum valor. Sobem em pontos muitas vezes perigosos, para demostrar destreza e coragem. Sem comentários!

Pichação

A pichação polui a cidade

Já o grafiteiro, ou artista do grafite, é aquele artista que através de sua pintura, consegue transmitir uma mensagem e ao mesmo tempo embelezar pontos da cidade que muitas vezes passariam desapercebida, devido a sua aparência concretada e cinzenta.

 

O PRIMEIRO EXPOENTE

O primeiro grande nome da cena grafiteira, talvez tenha sido Jean-Michel Basquiat. Este artista negro de Nova Iorque, no final dos anos 1970 chamou a atenção com a sua arte, pintando as paredes e muros e prédios abandonados de sua cidade.

Basquiat

Basquiat, um fenómeno

Ou seja, além de vencer todos os preconceitos, Basquiat ficou famoso, sendo considerado um dos americanos de maior expressão do século XX. Além disso, lançou de vez os holofotes sobre esta forma de expressão tão contemporânea.

O GRAFITE E A REALIDADE ATUAL

Atualmente o grafite já nã é mais O grafite é uma arte urbana tão marginalizada e faz parte da cultura Pop de vários países no mundo e aqui na Europa também. O grafite já revelou trabalhos e criou lendas urbanas como a do artista Banksy. O artista britânico envolve em mistérios a sua identidade e suas obras são consideradas as mais significativas de sempre no cenário urbano em UK.

Eduardo Kobra

Além disso, cada vez mais as cidades vão abrindo espaços importantes para que estes artistas modernos expressem a sua arte. Assim foi o caso do muro famoso em Berlim, que atualmente é um ponto turístico da humanidade, repleto de mensagens importantes impressas em suas pinturas.

Em outras palavras, o grafite é uma expressão artística muito rica e importante para as culturas locais de cada país e, ao contrário do que muitos pensam, não é nada fácil de se pintar.